Chamada para trabalhos 2021

A Conferência Internacional BIREDIAL-ISTEC sobre Bibliotecas e Repositórios Digitais da América Latina comemora este ano seu 10º aniversário e será sediada pelo Instituto Nacional de Astrofísica, Óptica e Eletrônica (INAOE) em Tonantzintla Puebla – México. Realizar-se-á na semana de 25 a 29 de outubro de 2021 na modalidade virtual e o acesso será gratuito.

A Comissão Organizadora convoca professores, pesquisadores, alunos, dirigentes, administradores, bibliotecários, técnicos, gestores, editores e público em geral interessados ​​em promover o Acesso Aberto ao conhecimento científico, a apresentar trabalhos em formato de apresentação oral ou pôster, de acordo com os seguintes Eixos Temáticos :

Eixo 1: Comunicação acadêmica e científica aberta

  • Modelos de gestão e sustentabilidade (povoamento) de repositórios institucionais ou temáticos.
  • Estratégias para melhorar a qualidade, visibilidade e posicionamento das revistas científicas, acadêmicas ou de divulgação.
  • Modelos de Gestão de Recursos Educacionais Abertos (REA).
  • Estratégias abertas de visibilidade acadêmica e científica.
  • Estratégias de sensibilização, capacitação e formação de pessoal em Acesso Aberto e Ciência Aberta.

Eixo 2: Dados abertos

  • Gestão de dados de investigação: gestão de dados, serviços de apoio a Planos de Gestão de Dados, aplicação dos princípios FAIR e CARE, direitos de autor.
  • Gerenciamento de repositório de dados de pesquisa: curadoria de dados, normalização, dados ligados, gerenciamento de big data, serviços agregados em repositório de dados.
  • Mineração de dados e inteligência artificial: extração, análise e interpretação de dados, identificação de relações entre recursos e visualizações interativas de informações.

Eixo 3: Avaliação e métricas alternativas

  • Métricas alternativas ou de última geração para avaliar a atividade científica e seu impacto, avaliação de diferentes produtos científicos: artigos, periódicos, dados, software, projetos de pesquisa, apresentações em conferências, repositórios. Avaliação dos diferentes atores da ciência: pessoas e instituições.
  • Revisão por pares aberta e metodologias abertas.
  • Ferramentas, metodologias de extração e tratamento de dados de fontes para apoiar os processos de avaliação (Google Scholar, Scopus, WoS, AmeliCA, Dimensions, Altmetric, DOAJ, etc.).

Eixo 4: Infraestrutura tecnológica

  • Plataformas para implementação de serviços de Ciência Aberta: Repositórios de dados, Recursos Educacionais Abertos (REA), Sistemas de Gestão de Pesquisa (CRIS), livros eletrônicos. Software gratuito ou proprietário.
  • Interoperabilidade entre sistemas: CRIS, portais de periódicos, repositórios de dados, repositórios de recursos educacionais, ORCID, portais de visibilidade, etc.
  • Tecnologia para preservação digital de conteúdo acadêmico e científico.
  • Tecnologia para extração e análise automática de dados.
  • Nova geração de plataformas abertas.

 

Requisitos para enviar artigos

  1. Selecione o formato de apresentação oral ou pôster considerando os seguintes critérios:

Apresentações orais: devem ser discussões relacionadas com os temas de qualquer um dos eixos da Conferência. O tempo para as apresentações, por videoconferência, será de 15 minutos, conforme determinação da Comissão Organizadora.

Posters: Devem ser elaborados de acordo com o Guia-para-confecção-de-pôster-BIREDIAL-ISTEC-2021
Os pôsteres selecionados serão publicados no site da Conferência e os autores terão um minuto para apresentar seus trabalhos no formato “Um pôster por minuto”.

  1. Baixe o template, preencha-o de acordo com o formato selecionado do trabalho a ser submetido e acesse submissions.istec.org para enviar sua proposta antes do prazo estabelecido.

Template para apresentação oral BIREDIAL-ISTEC 2021
Template para poster BIREDIAL-ISTEC 2021

  1. Os trabalhos submetidos devem ser em texto completo, não serão aceitos resumos ou trabalhos incompletos ou trabalhos que não atendam a nenhum dos requisitos. Os trabalhos serão submetidos a avaliação cega e os autores serão notificados da aceitação, rejeição ou correção dos mesmos. Dependendo das características da proposta, a Comissão Científica poderá recomendar alterações na forma de apresentação dos trabalhos.
  1. Não é imprescindível que os trabalhos sejam contribuições originais, ou seja, que não tenham sido publicados anteriormente ou estejam atualmente em revisão para publicação em outro meio. Os trabalhos para apresentação oral ou pôsteres serão aprovados desde que o tema seja novo, pertinente e atual, isto é o resultado de um processo de pesquisa ou de uma sistematização de experiências relacionadas.
  1. Os trabalhos podem ser redigidos e apresentados nos idiomas Espanhol, Inglês ou Português.

 

Benefícios para autores do trabalhos selecionados

Todos os trabalhos aceitos serão publicados nos Anais de Conferências com registro ISBN ou ISSN e em formato digital, além de serem divulgados para acesso e download do texto integral, por meio dos repositórios de Acesso Aberto das instituições integrantes do Comitê Organizador. Para tal, o trabalho deve incluir uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional para facilitar sua divulgação.

Será montada uma exposição virtual, no site da Conferência, com os pôsteres, resumos das apresentações orais e perfis dos autores, para sua maior divulgação e visibilidade durante a semana do evento.

Um certificado e/ou comprovante de participação será emitido para todos os autores.

 

Datas importantes

9 de julho de 2021: Prazo final para recebimento de trabalhos orais e pôsteres (trabalhos completos).
21 de julho de 2021: Notificação aos autores sobre rejeição, aceitação ou correções necessárias.
06 de agosto de 2021: Prazo final para envio do trabalho corrigido.
13 de agosto de 2021: Publicação do Programa final da Conferência
25 a 29 de outubro de 2021: Realização da Conferência, no modo virtual, durante a semana de Acesso Aberto.